Eco Escolas

O Colégio Casa-Mãe celebra, neste ano letivo, a 10ª Bandeira Verde consecutiva, reconhecendo o esforço contínuo pelo aprimoramento das atitudes ecológicas na Comunidade Escolar.O Programa Eco-Escolas é um projeto de cariz internacional, que promove comportamentos de respeito pelo ambiente natural e pretende encorajar ações, reconhecendo o trabalho de qualidade, no âmbito da Educação Ambiental.

Neste sentido, nos últimos anos, o Colégio Casa-Mãe tem estado a criar e recriar o espaço escolar, demonstrando aos alunos as possibilidades de manipulação da sua realidade num contexto mais ecologicamente sustentável. Aprendem a pensar as suas escolhas, analisando a origem dos produtos e o seu custo ambiental, promovendo a formação de cidadãos responsáveis e preocupados com a utilização racional de recursos e o tratamento adequado de resíduos.

Assim, para promover a consciencialização dos alunos para a globalidade destas preocupações, o Colégio estabeleceu uma parceria internacional com uma Eco-Escola Alemã. Pretende-se, desta forma, que os alunos realizem trabalhos interdisciplinares, estabelecendo intercâmbio no desenvolvimento de saber e competência e potenciando a sua participação ativa na construção da futura sociedade verde.

Fruto do trabalho dos nossos alunos, a nossa Escola foi, ao longo da última década, presenteada com diversas distinções em vários concursos nacionais, nomeadamente:

• 1º Prémio, BD da Energia
  • 3º Prémio, Energia para Eco-Repórteres
  • 2008

• 1º Prémio, Geração Depositrão - Poema

• 3º Prémio, Geração Depositrão - Atividade Criativa com fantoches
  • 2013

• 1º Prémio, Almanaque, Concurso Valorfito
    • - Passagem à fase nacional do Concurso de Ideias INOVA, 1º CEB

• Menção Honrosa Escalão 1, Videorreportagem Eco-Repórter
    • - Menção Honrosa Escalão 2, Videorreportagem Eco-Repórter
      - Passagem à fase Regional do Concurso de Ideias INOVA, 1º + 2º CEB