A Minha Escola Adota um Museu

A Minha Escola Adota um Museu é um concurso promovido pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Português de Museus desde o ano letivo de 2005/2006. Esta iniciativa tem por objetivo promover o conhecimento do património cultural e museológico através da promoção de experiencias educativas que facilitem a interação entre os jovens e os museus.

Como é referido no site institucional do concurso, este destina-se a alunos dos ensinos básico e secundário, procurando estimular o conhecimento da realidade museológica e patrimonial nacional, através de um contacto mais próximo das escolas com os museus, os palácios e os monumentos nacionais. À semelhança do concurso, também o Colégio Casa-Mãe tem procurado promover a sensibilização para a conservação, proteção e valorização do património cultural.

Este conhecimento do património cultural constitui uma importante experiência educativa, facilitadora da integração das crianças e dos jovens na comunidade, pelo que os alunos são convidados a elaborar trabalhos em diferentes áreas (artes visuais, produção multimédia, fotografia, …) tendo por base um ou vários testemunhos existentes nestes espaços tutelados pela Direção Geral do Património Cultural.

Desde a 1ª edição do concurso que o Colégio Casa-Mãe se envolveu nesta iniciativa, tendo procurado dinamizar o conhecimento dos museus geograficamente mais próximos, como foi o caso do Museu Municipal de Penafiel. Alunos dos diferentes ciclos, desde o 1ºCEB ao Ensino Secundário, têm participado com trabalhos em áreas diversas como a produção escrita, a fotografia, as artes performativas, as artes visuais ou a produção multimédia. A reação de alunos, professores e responsáveis pelos diversos museus tem sido excelente, uma vez que conseguimos o principal objetivo desta iniciativa que é promover a interação entre a comunidade e os museus.

Histórico da Participação do Colégio Casa-Mãe

• 1ª edição (2005/2006)
  • - 1º prémio - Produção Multimédia (1ºCEB)

- 1º Prémio - Artes Visuais (2ºCEB)