Parlamento dos Jovens

O programa Parlamento dos Jovens é organizado pela Assembleia da República (AR), em colaboração com o Ministério da Educação e o Instituto Português do Desporto e da Juventude, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade. O programa desenrola-se em três fases, a primeira na escola, a segunda a nível distrital e a última com caráter Nacional. As Sessões Nacionais realizam-se na AR, com participação de Deputados, designadamente da Comissão de Educação e Ciência, órgão parlamentar responsável pela orientação do programa.

A iniciativa conta com mais de 500 escolas de todo o país, inscritas no Parlamento dos Jovens do Básico e do Secundário. O Colégio Casa-Mãe participa desde o ano letivo 2009/10, tendo conseguido sempre que os seus alunos atingissem as Sessões Nacionais, representando o distrito do Porto, o círculo eleitoral que inscreve o maior número de escolas.

A participação nas Sessões Nacionais repercute-se numa grande envolvência na discussão e elaboração dos projetos finais de recomendação à AR. Na verdade, as aprendizagens têm sido imensas. Em primeiro lugar, o contacto com a direto com a “casa da democracia” portuguesa. Depois, a oportunidade de discutir os temas com alunos de vários pontos do país, permite aos nossos alunos adquirir um conhecimento mais abrangente da realidade nacional e fortalecer um espírito crítico. Por outro lado, a discussão dos projetos obriga os jovens a encontrar pontos comuns e negociar alternativas democráticas. Por fim, desenvolvem a comunicação oral num ambiente mais formal, como a Assembleia da República.

Está em... Home Escola Ativa Concursos Parlamento dos Jovens