Pmate

O facto de ter nascido no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro deu-lhe o nome e o seu objetivo inicial - aumentar o gosto e o sucesso em matemática. Procurando romper as fronteiras de cada uma das disciplinas com o objetivo de contribuir para um conhecimento globalizante, onde os saberes interagem, o PmatE promove anualmente várias iniciativas dedicadas às escolas, como as já conhecidas Competições Nacionais de Ciência.

As provas (que estão divididas por anos de escolaridade, com 20 níveis e duração de 20 minutos) desenvolvem-se em computador, conjuntamente com milhares de alunos de outras escolas e visa desenvolver o gosto pela Matemática, procurando demonstrar que os conteúdos lecionados podem servir para o divertimento, acompanhado pelo desenvolvimento intelectual.

O Colégio Casa-Mãe orgulha-se de se fazer representar, há já vários anos, nas competições EquaMat (para alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico) e Mat12 (para os alunos do Ensino Secundário), tendo arrecadado sempre o primeiro lugar de escolas ao longo dos últimos 10 anos.