31 janeiro 2019 In Geral

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e do Projeto Valores, os alunos do quinto ano foram visitar o Lar de Irivo, na companhia das Diretoras de Turma e Professora Alexandra Abreu. Foi uma tarde muito agradável de convívio e alegria. Os nossos alunos cantaram as Janeiras e foram presenteados com uma bela canção, um poema e outras surpresas! Após um divertido jogo deu-se ainda lugar a um delicioso lanche-convívio e ficou no ar a vontade de um futuro encontro! Obrigada a todos os que nos receberam nesta instituição, pela afável hospitalidade e por partilharem esta experiência com os nossos alunos!

30 janeiro 2019 In Geral

A Dissecação do sistema respiratório de mamífero caprino permitiu aos alunos de Ciências Naturais do 9.º ano o regresso ao Laboratório. A estrutura dos pulmões, a forma e função da traqueia, a observação da laringe e outros órgãos foi possível numa perspetiva hands-on!

Ao longo da atividade ocorreu registo fotográfico e videográfico com elaboração in time e online do relatório laboratorial em grupo utilizando o Microsoft OneNote Education Notebook. Na disciplina de Ciências Naturais as dissecações irão continuar passando por todos os sistemas constituintes do corpo humano.

30 janeiro 2019 In Geral

As crianças da creche e pré-escolar do Colégio Casa Mãe abraçaram, este ano letivo, no âmbito do Projeto Valores a Associação Âncora - Centro de Acolhimento Temporário, em Rebordosa.

Durante o período natalício, com a ajuda do 1.º ciclo, procedeu-se à recolha de roupas, brinquedos, material escolar e bens não perecíveis. Estes bens foram entregues no passado dia 9 de janeiro pelas crianças do pré-escolar, que aproveitaram este momento para cantarem os Reis aos meninos da Instituição.

29 janeiro 2019 In Geral

O 11.º ano saiu de Baltar disposto a recuperar energias para o ano que se adivinha exigente. Assim, respiramos o ar puro da serra de Sintra e da Torre da Quinta da Regaleira, degustamos as queijadas da Piriquita e fomos resilientes na descida ao poço iniciático e na subida a Seteais. No dia seguinte, já por terras alfacinhas, percorremos os passos da História, das Academias de Ciências e de Economia, cumprimentando o poeta Chiado, o épico Camões e o eterno Pessoa. De coração cheio e pernas bambas, estamos agora prontos para as conquistas de 2019.

28 janeiro 2019 In Geral

No dia 1 de Fevereiro de 2019, na Casa Da Cultura, Paredes, às 18:30h, realizar-se-á o IV Ciclo de Conferências em Ciência do Colégio Casa Mãe.

Numa palestra intitulada “Salvar os Oceanos” os nossos convidados, António Alberto Gomes (FLUP), Francisco Arenas (FCUP/@CIIMAR) e Vítor Vasconcelos (CIIMAR / CIMAR Associate Laboratory), irão abordar, entre outros, a componente científica, ambiental e económica dos ecossistemas marinhos, num debate aberto a toda a comunidade educativa.

O Colégio Casa Mãe e os Oceanos contam consigo!!!

25 janeiro 2019 In Geral

A arte invadiu a entrada do Colégio Casa Mãe. Os alunos o 7.º ano inspirados pelo artista Nadir Afonso realizaram pinturas repletas de geometrias em movimento.

24 janeiro 2019 In Geral

Os alunos do 3.º ano partiram à descoberta do passado e, desafiando o mau tempo que se fazia sentir, foram conhecer e contactar com os vestígios dos antepassados romanos existentes no Património Geológico, Arqueológico e Cultural do concelho de Paredes.

Para além da visita ao Centro de Interpretação das Minas de Castromil e Banjas, os alunos, como verdadeiros mineiros, colocaram os capacetes, vestiram os coletes, ligaram as lanternas e foram à descoberta do ouro nas profundezas de uma galeria criada pelos romanos há aproximadamente 2000 anos.

No final daquela manhã, os pequenos mineiros do Colégio Casa Mãe não conseguiam esconder o entusiasmo e o fascínio pelas descobertas e aprendizagens adquiridas.

23 janeiro 2019 In Geral

E porque a Ciência nos rodeia, os grupos da creche e do pré-escolar, assistiram a um teatro realizado pelas educadoras sobre este tema. A ciência é ainda mais divertida, quando nos faz sonhar e brincar!

22 janeiro 2019 In Geral

O Colégio Casa Mãe será representado pelo aluno João Vieira na final nacional da 1.ª Edição das Olimpíadas de Geografia, a realizar na Universidade de Coimbra. O aluno do 11.º ano obteve um dos 10 melhores resultados nacionais, numa prova onde participaram mais de 700 alunos de ensino secundário, de cerca de 90 escolas espalhadas por todo país.

Parabéns ao João e a todos os alunos CCM que aceitaram este desafio!

22 janeiro 2019 In Geral

O Colégio Casa Mãe estabeleceu uma parceria com a empresa Yscience.

A Yscience assume-se como um projeto inovador na área da Educação em Ciência que tem como principal missão a promoção do fascínio pelo desconhecido através do método científico e do contacto direto com cientistas. Os alunos do 5.º e 6.º anos de escolaridade são os #pioneers neste projeto, tendo aqui mais uma oportunidade para potenciar a sua capacidade inata de perguntar “porquê?”, satisfazendo a sua curiosidade através de atividades “hands-on” que combinam as componentes científica, lúdica e pedagógica.

Após a realização de sessões teóricas de apresentação e introdução ao projeto, estão previstas agora sessões em contexto de laboratório com estudo da anatomia humana, bem como os ciclos de vida dos animais. Haverá novidades em breve!

Pág. 1 de 2
Está em... Home Notícias Itens filtrados por data: janeiro 2019