26 abril 2019 In Geral

No dia 24 de abril, as portas das aulas de Português e Matemática dos alunos dos 2.º e 3.º anos do Colégio Casa Mãe, iniciaram-se quando as músicas"E depois do Adeus" e "Grandola Vila Morena" começaram a tocar. As senhas musicais abriram a janela da descoberta e permitiram aos alunos voar até ao passado, conhecer a vida dos nossos familiares durante o Estado Novo e reviver a grande conquista alcançada no dia 25 de abril de 1974.

No final, não podíamos deixar de construir o origami da flor que mais marcou essa data, de escrever o que é para nós a liberdade e, com tudo pronto, entoar, felizes, músicas de liberdade!

13 abril 2019 In Geral

A recolha de bens, organizada pelo 7.º B, foi um sucesso! Na sequência dos trágicos acontecimentos que abalaram as terras moçambicanas, esta turma realizou uma campanha de sensibilização para a recolha de bens, que serão enviados brevemente para Moçambique, através da ONGD HELPO. Obrigado a todos aqueles que contribuíram!

Na certeza de tornarmos o mundo um pouco melhor do que aquilo que encontramos! Pequenos gestos fazem a diferença, continuemos a ajudar!

12 abril 2019 In Geral

Na disciplina de Cidadania & Desenvolvimento alunos do 9.º ano criaram e dinamizaram uma competição game-show, inspirada no programa Shark Tank. Em role-play os alunos estabeleceram parcerias em turma, com apresentação e defesa das suas ideias de negócio a potenciais investidores a fim de obter destes um financiamento virtual. Projetos inspiradores e contribuidores para o desenvolvimento sustentável foram apresentados como aplicações móveis de aluguer de carros elétricos, produtos oculares biodegradáveis, calçado desportivo ecológico, lápis ecológicos, malas de viagem recicláveis. Alguns destes trabalhos estarão em exposição como Infografias na Casa da Cultura de Paredes no Colóquio empreendedor do CCM a 30 de abril.

11 abril 2019 In Geral

O clube de Ciência Divertida aproveitou o sol do fim de tarde e a Ecopista para descobrir mais sobre os nossos invertebrados! Apanhamos uns quantos e observamos as suas peculiares características à lupa binocular! As saídas de campo são possíveis diariamente na Casa Mãe.

Foi uma tarde muito bem passada e a repetir futuramente!

10 abril 2019 In Geral

Os alunos do 3.º ano do Colégio Casa Mãe visitaram a Biblioteca Almeida Garrett. Esta visita possibilitou conhecer o funcionamento de uma biblioteca e descobrir como é processado o livro desde que chega aquele espaço até que é requisitado pelo leitor.

A alegria estendeu-se pelo período da tarde, no workshop "Caça ao Tesouro no museu da Alfândega” e na Oficina “Despachar Depressa e Bem, não há quem!". E até tivemos a companhia de pavões!

09 abril 2019 In Geral

Marc Sautet foi o fundador dos cafés filosóficos em França, no ano de 1992. Atualmente designadas por tertúlias filosóficas, o objetivo primordial é recolocar a filosofia no centro da sociedade contemporânea através do debate livre de ideias, promovendo uma cidadania responsável e potencializando o espírito crítico e reflexivo.

No passado dia 1 de abril, no âmbito da disciplina de Filosofia, o 11.º BC organizou e dinamizou uma Tertúlia Filosófica para os alunos do 10.º A. Num ambiente intimista, pensado para o efeito, os alunos conseguiram promover um espaço de discussão e reflexão. Uma viagem pelo pensamento de René Descartes e David Hume, com muitas partilhas de ideias, argumentos e refutações. Uma experiência nova e enriquecedora para todos e que será certamente para repetir.

06 abril 2019 In Geral

Na passada semana o SPO realizou junto dos meninos do pré-escolar das salas dos 4 e 5 anos uma atividade baseada no livro "O monstro das cores", que nos permitiu explorar as nossas emoções! Depois de conhecerem a história e ajudarem o monstro a arrumar e organizar os seus sentimentos, os alunos tiveram a oportunidade de jogar um jogo onde puderam explorar e partilhar os seus sentimentos e emoções com os colegas. Foi um momento muito divertido onde todos partilhamos os nossos medos, tristezas, alegrias, raivas e até...amor

05 abril 2019 In Geral

No dia 2 de abril, as crianças dos 4 anos tiveram uma “aula” de História e Arte com as alunas de Humanidades do 11.ºAno – juntos, exploraram grandes obras de arte no museu nacional Soares dos Reis. Brincaram com desenho e fotografia à mistura. Aprender assim é divertido!

04 abril 2019 In Geral

A Dissecação do Sistema Excretor de mamífero permitiu aos alunos de Ciências Naturais do 9º ano o regresso ao Laboratório. Os nossos cientistas manipularam rins, relacionando a sua estrutura e função. Numa perspetiva #hands-on e em Laboratório esta é uma das TOP atividades dos nossos alunos.

Ao longo da atividade ocorreu registo foto-videográfico com elaboração in time & online de Relatório laboratorial e em grupo, com recurso ao Microsoft OneNote Notebook.

04 abril 2019 In Geral

A aprendizagem em ambiente natural é uma das apostas do Colégio Casa Mãe. Alunos do 6º ano partiram à descoberta da obra Os Piratas de Manuel António Pina de uma forma diferente! No âmbito do projeto LINE - Learning in Natural Environment - a aula de Português mudou de espaço e decorreu na nossa Ecopista.

Nesta atividade os telemóveis foram utilizados de forma cooperativa, os alunos percorreram os vários recantos da EcoPista, seguindo as instruções dos QR codes que lhes foram fornecidos.

Através deles, conheceram melhor o autor, a obra, e ficaram ainda mais motivados para o estudo que se continuará a fazer, agora “dentro de portas”. Aprender na Natureza é regra no Colégio Casa Mãe!

Pág. 1 de 2
Está em... Home Notícias Itens filtrados por data: abril 2019