Projecto Educativo

«Mater et Magistra»

A Educação é um projeto. Um projeto de construção do ser humano ao longo da sua existência, tendo como principal meta conduzi-lo à liberdade. O projeto educativo do século XXI é também um projeto desafiante e desafiador, um projeto de construção de uma Sociedade Educativa justa, livre e sem fronteiras. O mundo em que hoje vivemos é bem diferente do mundo dos nossos avós. A vida familiar e as rotinas diárias alteraram-se. Hoje em dia é muito comum que ambos os pais trabalhem e os próprios avós já não disponham de tanto tempo livre, em virtude do prolongamento da sua vida ativa. Face a estes novos desafios, a Educação, para além da sua vertente curricular, deve inscrever-se igualmente numa dimensão personalizadora e socializadora, garantindo um acompanhamento constante e atento das nossas crianças. Deste modo, os pais veem-se forçados a recorrer a Estabelecimentos de Ensino que ofereçam qualidade na educação e segurança na proteção.

O Colégio Casa-Mãe reúne todas estas condições. A promoção da espontaneidade e da criatividade garantem uma ação edificante da personalidade enquanto a liberdade equilibrada com regras e valores, incutida desde muito cedo nos alunos, permite explorar a riqueza das interações do indivíduo em sociedade. Na área curricular, uma das prioridades deste Colégio é promover um processo de ensino-aprendizagem eficaz e motivador, através de um ensino exigente e rigoroso, associado a métodos inovadores que pretendem desenvolver nos alunos um pensamento crítico, fundamental na formação de cidadãos adultos.

Esta visão associada ao acompanhamento individualizado e dirigido aos alunos poderá explicar as boas classificações que o Colégio tem obtido em Exames Nacionais, bem como o sucesso dos seus alunos no Ensino Superior. Relativamente às áreas não curriculares, estão disponíveis inúmeras opções que potenciam aptidões como a música, o teatro, as línguas estrangeiras e a atividade desportiva. O Colégio Casa-Mãe dispõe também de um serviço de Psicologia que apoia e acompanha ativamente todos os alunos que dele necessitem e os orienta na sua opção vocacional. Com a oferta educativa desde a creche ao Ensino Secundário, o Colégio Casa-Mãe é hoje uma alternativa de Ensino de grande qualidade na região do Vale do Sousa.

Está em... Home O Colégio Projeto Educativo