1º Ciclo

O cérebro humano evoluiu ao longo de milhares de anos para que o Homem atual seja capaz de ler, de escrever, de raciocinar, de comunicar com os outros e de refletir sobre si e sobre o mundo que o rodeia. É precisamente durante o 1º Ciclo que as crianças desenvolvem e alicerçam estas competências que tornam o ser humano um ser racional. O 1.º Ciclo constitui, assim, um momento privilegiado de crescimento, de aprendizagem e de formação, envolto em magia e fascínio por parte da criança, e de exigência e rigor por parte do professor.

Ao longo dos quatro anos do 1º Ciclo, os alunos do Colégio Casa-Mãe vivenciam um projeto inovador, que tem como principais objetivos potenciar o desenvolvimento das competências linguísticas (língua materna e língua inglesa), do pensamento lógico-matemático, da consciência ambiental e de valores de solidariedade social. O ensino da língua materna pauta-se por elevados níveis de exigência e por métodos de ensino inovadores que visam o sucesso do aluno na oralidade e na escrita do português. O ensino da língua inglesa continua o trabalho desenvolvido no ensino Pré-escolar e prepara os alunos para o 2º ciclo. Têm também a possibilidade de contactarem com a língua francesa através do clube de Francês. O ensino da matemática pauta-se pela valorização do raciocínio, pelo saber pensar e pela resolução de problemas, através de um currículo inovador. O objetivo último é o de ginasticar o cérebro, para que este seja capaz de aprender para o resto da vida. O estudo do meio decorre muito para além da sala de aula. Os alunos aprendem a descobrir o meio ambiente na horta, no lago pedagógico e na ecopista do Colégio, desfrutando de um contacto intenso com a natureza, desenvolvendo os cinco sentidos. Valorizamos também o trabalho experimental em ambiente de laboratório, que potencia o ensino pela descoberta e o pensamento crítico. Através do Projeto Valores, os alunos são alertados para os alguns problemas da sociedade atual e desafiados a ajudar os mais necessitados.