Pré-Escolar

Os primeiros cinco anos da vida de uma criança são uma das fases mais deslumbrantes do desenvolvimento do ser humano. O desenvolvimento da linguagem e da coordenação motora, a descoberta do mundo envolvente, a descoberta do eu e dos outros, a estruturação da personalidade e da autoestima, são marcos fundamentais na vida humana e ocorrem de forma marcante durante os primeiros anos de vida. O facto de o cérebro estar em desenvolvimento e ser dotado de uma grande plasticidade sináptica, faz da criança em idade pré-escolar um curioso nato e um aprendiz exímio. Deste modo, as crianças destas faixas etárias são, para o educador, simultaneamente, um desafio e uma responsabilidade, mas, acima de tudo são?fascinantes!

No pré-escolar, realizamos diversas atividades que incidem nas diferentes áreas de conteúdo implícitas nas Orientações Curriculares estabelecidas, fomentando nas crianças o gosto por aprender. A filosofia do Colégio Casa-Mãe assenta no papel ativo que a criança tem que ter na construção das suas aprendizagens. A organização curricular do pré-escolar do Colégio assenta num ensino muito exigente na área de língua materna, nomeadamente, ao nível da consciência fonológica, da expressão oral e da introdução à escrita, e na área da matemática, principalmente ao nível do raciocínio e de resolução de problemas. A aprendizagem através da Natureza é uma das áreas centrais do Ensino Pré-Escolar, a qual acontece através de uma Ecopista com várias estações, do Lago e da Horta Pedagógica, onde as crianças assumem um papel determinante na manutenção e organização dos mesmos. É nosso objetivo consciencializar as crianças para os problemas ambientais, pelo que os alunos desenvolvem vários trabalhos ao longo do ano no âmbito do Projeto Eco-Escolas. Não descuramos as novas exigências desta sociedade digital e informalizada. Para tal, valorizamos a aprendizagem das novas tecnologias, quer através da exploração do computador, quer através das mesas educativas e-blocks. O ensino da língua Inglesa é também uma das ferramentas presentes no currículo do pré-escolar. Preparar os nossos alunos para a vida presente e futura, em que o inglês parece cada vez mais próximo de se tornar a Língua Adâmica, é uma prioridade do Colégio Casa-Mãe.